DE QUE VOCÊ NECESSITA PARA SER VIRTUOSO?


Texto bíblico para Meditação Orante da Palavra de Deus: (Hb 12,5-7)

Observa, querido filho, tudo que existe no céu e na terra. O sol, a lua, as estrelas, o ar, a água, o fogo...; Antes nada disso existia. Nenhuma coisa pode dar existência a si mesma. Deus, com sua onipotência, as criou do nada, por isso, o chamamos de Criador.

Deus, que sempre existiu e que sempre existirá, depois de criar todas as coisas contidas no céu e na terra, criou o homem, a mais perfeita de todas as criaturas visíveis. Sendo assim, todo nosso ser: olhos, boca, língua, ouvidos, mãos e pés são dons de Nosso Senhor.

O homem se distingue de todas as outras criaturas, principalmente por possuir uma alma, que pensa, raciocina, deseja e reconhece a diferença entre o bem e o mal. Esta alma, por ser puro espírito, não pode morrer com o corpo; quando este morrer, começará outra vida que jamais terá fim. Caso tenha praticado o bem, será eternamente feliz com Deus no Paraíso. Mas se escolheu o caminho do mal, será punido com o terrível castigo do Inferno, onde padecerá o tormento do fogo para sempre.

Considere, contudo, meu filho, que todos nós fomos criados para o Paraíso; Deus, que é Pai amoroso, condena ao Inferno somente aqueles que o merecem pelos próprios pecados. Nosso Senhor nos ama e deseja muito que façamos boas obras, para assim nos tornarmos participantes daquela grande felicidade, que nos tem reservada no Céu.

A primeira virtude é obedecer aos pais e superiores, como uma planta, embora colocada em bom terreno, toma forma defeituosa e vai definhando, se não for cultivada, assim também, meu caro filho, você se inclinará fatalmente para o mal, se não se deixar guiar pelos que estão encarregados de sua educação. Essa formação cabe aos pais e a algumas pessoas preparadas, como professores e catequistas; a eles deve obedecer com docilidade. Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra,diz o Senhor. [Ex 20, 12] 

Esta honra consiste em obedecer, respeitar e prestar-lhes assistência. Quando mandarem fazer algo, prontamente obedeça, sem resistir, não seja como alguns que resmungam, encolhem os ombros, sacodem a cabeça e pior ainda, respondem mal. Esses fazem grande injúria a seus pais e também a Deus, pois, na ordem dos pais se manifesta a vontade de Deus. Nosso Salvador, mesmo onipotente, ensinou-nos a obedecer aos pais, «diante da Santíssima Virgem e de São José era-lhes submisso em tudo». [Lc 2, 51] 

Para obedecer ao seu Pai celeste, se entregou a morte. Você demonstrará grande respeito com os pais, sempre solicitando seus conselhos, não demonstrando aborrecimento com a presença deles e nunca divulgando seus defeitos.

Finalmente, deve prestar aos seus genitores, assistência nas necessidades, ajudando nas tarefas domésticas, dando-lhes apoio financeiro e, na medida do possível, auxiliando-os em tudo. Também é dever dos filhos rezar pelos pais, pedindo a Deus todas as graças espirituais e temporais.

Também, você deve ser humilde, demonstrando respeito e obediência aos sacerdotes e superiores leigos, consciente de que os ensinamentos e correções são para seu próprio proveito; obedecendo aos superiores, estamos correspondendo a Jesus Cristo e a Nossa Senhora.

Recomendo duas coisas com maior empenho. A primeira é que sempre seja sincero com os superiores, nunca encobrindo suas faltas com falsidades, dizendo sempre, a verdade com toda franqueza. A mentira, além de ofender Deus, o torna filho do demônio, pai da mentira. Em segundo lugar, aceite, com humildade, os conselhos e advertências dos superiores, como norma de vida. Assim, será feliz, seus dias serão frutuosos, todas as ações serão ordenadas e servirão de edificação aos outros. Termino dizendo: «O obediente se tornará santo; pelo contrário, aquele que é desobediente, encontrará o caminho da perdição». [Jo 8, 44]

Livro: SÃO JOÃO BOSCO - O CRISTÃO BEM FORMADO Tradução de Eduardo de Carvalho

Mãos e coração a Obra DJC!

Encaminhamentos:

1 -  Diariamente rezar, curtir, comentar e compartilhar o Ofício Divino da Palavra na Rádio DJC Brasil;

2 -  Contribuição Fiel Mensal - Ajude a sua Extensão ou Missão a manter a Sede de evangelização bonita, organizada e limpa;

3 - O articulador fazer a vistoria semanal, o DJC é a escola de Jesus;

4 - Rezemos pelo Encontro Anual do Apostolado da Infraestrutura, dias 19, 20 e 21 de Julho na nossa casa Fraternidade de Aliança.

Att,

Francisco Silva -  Conselheiro Geral do Apostolado da Infraestrutura

GRAÇA e PAZ!!

Um comentário:

  1. Deus quer que vivamos no paraíso que é a nossa morada eterna, mas é preciso que façamos boas obras para ganharmos a vida eterna. O nosso pai amoroso condena o inferno que façamos por merecer o céu.

    ResponderExcluir