Roteiro da Vivência da Fraternidade Missionária da Infraestrutura

Primeiras, Terceiras e Quintas quartas-feiras, 19h


 

 


1º Momento -  Todos juntos

Responsável: Acompanhante da Extensão ou Missão ou seu Delegado

 

19:00h – Oração inicial
Acolhida (exemplo): Acompanhante da Extensão ou Missão ou seu Delegado: Boa noite! Graça e Paz! Todos sejam bem-vindos ao Discipulado de Jesus Cristo. Aqui somos todos irmãos e irmãs no seguimento de Jesus, na Graça do Espírito Santo e no amor da Virgem Maria. Todos já marcaram a sua Bíblia e o Temário. Os locais da Evangelização dos Siloelitas, Cenáculos e Fraternidades Missionárias também já estão preparados. Na hora da Palavra de Deus vamos nos dividir para cada um meditar o seu Temário. Antes rezaremos todos juntos, pois somos um só Discipulado de Jesus Cristo. Se chegar alguém, não precisa falar com esta pessoa, pois o Ministério de Acolhida já acolheu lá na porta. Depois da oração vamos dar Graça e Paz e boa noite uns aos outros e cada um irá para o seu lugar.
Estamos reunidos + Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! +

Adoração (exemplo): Acompanhante da Extensão ou Missão ou seu Delegado e/ou Ministro de Oração: Adoremos ao Senhor, o nosso Deus: Deus Bendito da Aliança, Deus de amor, ternura e compaixão, lento para cólera e cheio de misericórdia, para Ti todo nosso louvor, honra, glória e gratidão. Os anjos e santos vos louvam e as obras da natureza vos exaltam: Santo, Santo, Santo é o nosso Deus, nos confins do Universo e na nossa família também. Reina Senhor na nossa família, e faz a tua obra de cura e libertação. Reina com poder, reina com amor e salva toda nossa casa, sobretudo os familiares e irmãos mais necessitados. Glórias a Ti ó Deus Bendito, Pai Amado, Jesus Salvador e Divino Espírito Santo. Jesus vós sois o nosso único Caminho, Verdade e Vida. Nosso Bom Pastor que conduz e protege a nossa vida. Tende misericórdia de nós e conduz a nossa vida. Ó Divino Espírito Santo, consagramos a Ti toda nossa vida, projetos e sonhos. Vós sois a nossa Luz no seguimento de Jesus. Vós sois a nossa a nossa unção e a nossa esperança. Espírito de Deus, Luz Sagrada, Poder do Alto, Unção Celestial, Fogo Abrasador, Agua Viva, nos ti amamos e a vós nos consagramos. Vem nosso Santificador, vem Espírito Santo.

Cantemos adorando o Deus Bendito da Aliança com o cântico número...

420 - SENHOR, EU SEI QUE É TEU ESTE LUGAR
Todos querem Te adorar, toma Tu a direção/ Sim, ó vem, ó Santo Espírito os espaços preencher./ Reverência à Tua voz vamos fazer.
- Podes reinar, Senhor Jesus, ó sim!/ Teu poder, teu povo sentirá./ Que bom, Senhor, saber que estás presente aqui./ Reina, Senhor, neste lugar!
- Visita cada irmão, ó meu Senhor,/ Dá-lhe paz interior e razões pra Te louvar./ Desfaz toda tristeza, incerteza, desamor,/ Glorifica o Teu nome, ó meu Senhor!

Ou

1243 - QUERO TE LOUVAR, TE ENGRANDECER
E proclamar tua vitória em mim.  Ser todo teu é o meu prazer, Te seguirei aonde fores senhor.
- Tu és o centro da minha vida. És a razão da minha alegria, não quero tirar os meus olhos de ti. Quero que sejas o centro senhor.
- Tu és o centro da minha vida. És a razão da minha alegria. Não quero tirar os meus olhos de ti. Quero que sejas o centro senhor, Da minha vida.

Súplica ao Espírito Santo (exemplo): Acompanhante da Extensão ou Missão ou seu Delegado e/ou Ministro de Oração: Vem ao nosso encontro Espírito Santo, vem em nosso auxílio, Espírito Santo de Deus. Sede hóspede do nosso coração e Senhor da nossa vida. Vem Espírito Santo, vem nos ungir, vem encharcar o nosso coração com a tua paz e a tua graça. Vem Espírito Santo, vem nos saciar com o teu amor e a nossa vida será júbilo e alegria. Somos teus Espírito Santo. Graça divina, Poder do Ato, Fogo Abrasador. Nós te adoramos Espírito Santo, nós te glorificamos. Toma posse da nossa vida, unge a nossa mente, enche o nosso coração. Vem nos agraciar com os teus dons, carismas e frutos e de santidade. Nós precisamos de Ti, ó Divino Espírito Santo. Sem o Senhor nós não somos nada e nada podemos fazer de bom. Em tudo somos dependentes de Ti. Vem Poder do Alto, vem Espírito Santo. Sede bem-vindo na nossa vida, na nossa casa e em todo Discipulado de Jesus Cristo.

Cantemos suplicando o Espírito Santo com o cântico número...

103 - EU NAVEGAREI
No oceano do Espírito/ E ali adorarei ao Deus do meu amor. (bis)
- Espírito, Espírito que desce como fogo/ Vem como em Pentecostes/ E enche-me de novo. (bis)
- Eu adorarei ao Deus da minha vida/ Que me compreendeu sem nenhuma explicação. (bis)
- Eu servirei ao meu Deus fiel/ Ao meu libertador/ Aquele que venceu.

Ou

106 - VEM ESPÍRITO (2x)
Sozinho eu não posso mais (3x)/ Viver./ Eu quero amar, eu quero ser aquilo que Deus quer. (bis)/ Sozinho eu não posso mais (3x)/ Viver.

Ou

25 - QUERO MERGULHAR
Nas profundezas/ Do Espírito de Deus/ E descobrir Suas riquezas em meu coração./ É tão lindo, tão simples/ Brisa leve, tão suave, doce Espírito/ Santo de Deus./ Tão suave, brisa leve doce Espírito/ Santo de Deus.

Suplicamos numa só voz: Acompanhante da Extensão ou Missão ou seu Delegado: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado. E renovareis a face da terra.
Oremos: Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

Jesus, Maria e José, minha família vossa é!

São Paulo, rogai por nós!

19:30h – Graça e Paz
Acompanhante da Extensão ou Missão ou seu Delegado: Boa noite mais uma vez, de um modo especial para quem chegou no momento da oração inicial. Demos Graça e Paz uns aos outros e cada um irá para o seu lugar, com a sua Bíblia e Temário já marcados.

7 - COMO É BOM A GENTE
Se encontrar/ Aqui neste lugar/ Onde dois ou mais estão unidos/ O Senhor está também/ De repente brota lá no fundo/ Algo que o mundo não tem/ A alegria de poder dizer/ Que maravilha é ser um filho de Deus.
- Abre teus braços ao Pai de amor/ E vê que Ele te ama/ Lança fora a tristeza e não olhe para trás/ Sorrir é bom demais/ Sorrir é bom demais.
- Quem é filho de Deus louva/ Que maravilha é ser um filho de Deus!
Quem é filho de Deus ama...

42 - QUERO TE DAR A PAZ
Do meu Senhor, com muito amor!
- Na flor vejo manifestar/ O poder da criação/ Nos teus lábios eu vejo estar/ O sorriso de um irmão/ Toda vez que eu te abraço/ E aperto a tua mão/ Sinto forte o poder do amor/ Dentro do meu coração.
- Deus é Pai e nos protege/ Cristo é vida e salvação/ Santo Espírito Consolador/ Na Trindade somos irmãos/ Toda vez que eu te abraço...

43 - SENHOR É BOM ESTÁ AQUI
Reunidos aqui, neste lugar/ Envia sobre nós Teu Santo Espírito/ E ajuda nossa vida renovar.
- Guia-nos Senhor nos Teus caminhos/ Revela-nos Senhor, Tua vontade/ Pois sem Ti não somos nada (2x) / Nossa força vem de Ti Senhor.
- Senhor que bom estar aqui/ Celebrando contigo a unidade/ Envia sobre nós Teu Santo Espírito/ Pra vivermos Sua vida de verdade. 

2º Momento – Separados por Grupos de Evangelização, Cenáculos e Fraternidades Missionárias
Responsável: Evangelista ou Discipulador ou Articulador
                                      
19:35h – Meditação Orante da Palavra de Deus e partilha do tema da semana. 
Evangelista ou Discipulador ou Articulador: Após termos rezado todos juntos, este é o momento de cada organismo aprofundar o seu Temário separadamente. Todos já marcaram a sua Bíblia e Temário. Podemos permanecer sentados como discípulos e discípulas na companhia de Jesus, em clima de oração para fazermos a Meditação Orante da Palavra de Deus e a partilha do tema da semana. Só o nosso irmão... vai ficar em pé e ler a Palavra de Deus com voz firme, calma e clara.

622 - SANTO LIVRO! SANTO LIVRO!
Louvado seja Deus por seus autores./ Louvado seja Deus por seus leitores./ Santo Livro! Santo Livro!/ Santo Livro que me ensina a contemplar./ Santo Livro! Santo Livro!/ Santo Livro que me ensina a caminhar./ Quem te lê com amor e com fé, Santo Livro, certamente viverá melhor./ Quem te estuda querendo aprender, Santo Livro, saberá caminhar, saberá.

Acompanhemos a leitura da Palavra de Deus pela nossa Bíblia. (O Leitor proclama a Palavra de Deus direto da Bíblia Católica impressa, preferencialmente a Bíblia Pastoral. Não ler pelo celular!)

(O Evangelista ou Discipulador ou Articulador prega a Palavra de Deus com autoridade unção, voz alta, firme e clara. Sempre em sintonia com a Palavra de Deus e o tema da semana. Cada Siloelita/Discípulo receba o folheto com os Pontos da Pregação/Formação a seguir.)

Texto bíblico para Meditação Orante da Palavra de Deus: Romanos 8, 18-21

Breve reflexão: A passagem de Romanos 8, 18-21 é um poderoso convite à esperança e à perseverança. Ela nos lembra que os sofrimentos presentes são passageiros e que a glória futura que Deus nos reserva é incomparável. Além disso, a passagem nos ensina que a criação também espera por essa libertação e que a nossa esperança está na vinda de Deus e na revelação dos seus filhos. Essa esperança deve ser a base da nossa vida, mesmo diante das dificuldades. É importante notar que a perspectiva católica também enfatiza a importância do sacrifício de Jesus e da graça de Deus como a fonte da esperança e da salvação. A vida cristã, portanto, deve ser marcada pela fé, pela esperança e pela perseverança, mesmo diante das tribulações.

Formação:

Tema: Todos somos apredendizes!

Da vida, todos somos aprendizes, pois a riqueza e o sentido do viver não permitem simplismos. Enquanto dom e tarefa, a vida é mistério. Por isso mesmo, não cabe nos limites de legislações, ultrapassa considerações políticas, não havendo abordagem confessional em que se encerre. Impossível esgotar-lhe o sentido, por mais completa que seja a narrativa. E o seu entendimento exige peregrinar às suas raízes, a seus sentidos, aos alicerces.

A vida é mistério, pelas profundezas de suas origens, e fonte, pela profundidade de sentido. Na sua maestria, Jesus a coloca como meta de sua missão ao dizer: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância”, conferindo-lhe sacralidade e constituindo a misericórdia como o parâmetro mais alto de seu adequado tratamento. Assim, institui e eleva, para os que n’Ele creem, o valor incomparável da pessoa humana. A vida é, pois, dom que se estende para além das circunstâncias da existência terrena, porque consiste na participação da própria vida em Deus. E a sublimidade própria da vida de cada pessoa revela a grandeza e o valor precioso da vida de toda a humanidade.


O Evangelho da vida acena com a condição de aprendizes a todos os que têm a vida como dom e tarefa. Sua preciosidade se manifesta, de modo completo, na encarnação do filho de Deus, ao aceitar a morte na cruz pelo resgate de todos. Firma-se, assim, entre Deus e a humanidade, o compromisso inarredável de defender a vida de todas as ameaças, em todas as suas etapas. Compromisso que deve se fortalecer neste tempo de impressionante multiplicação e agravamento das ameaças à vida humana, a nações inteiras, particularmente aos indefesos e vulneráveis. São muitas as chagas expostas que atentam contra a vida, a exemplo da fome, da miséria, das epidemias, das guerras, de feridas com modalidades inéditas e inquietantes. Crescem as formas aviltantes de violências. Frutos de preconceitos e racismos, ferem particularmente os mais fragilizados e os excluídos, apontando a urgência de se rever as legislações no sentido de impedir que se chegue a absurdos ainda maiores. O panorama dos diferentes atentados à vida desafia a sociedade contemporânea a encontrar novas respostas e a confeccionar um tecido consistente, capaz de operar as mudanças necessárias nos vergonhosos cenários marcados pelos extermínios, pela eliminação de vidas.

O desafio é posicionar-se ante todos esses atentados, ante um contexto cultural que confere aos crimes contra a vida aspectos inéditos e iníquos. A partir das graves preocupações advindas da própria opinião pública, tenta-se justificar a liberdade individual de escolhas e procedimentos que atentam contra a sacralidade da vida. O desafio se torna ainda maior quando se constatam profundas alterações na maneira de considerar a vida, a vida de todos, e as relações entre as pessoas. Há, pois, nítido processo de afastamento dos princípios basilares, como causa de uma derrocada moral, dificultando o necessário retorno às fontes de inspiração e de clarividência em torno da sacralidade das vidas todas. E sem referências e princípios, as abordagens ocorrem no burburinho de vozes da turba. Compromete-se, assim, a qualidade do que se escolhe, do que se legisla, do que se sente, e as consequências são notórias: a vida passa a ser tratada por alas, por interesses, por disputas e até pelo oportunismo de se fazer reconhecido; por interesses político-partidários, além das razões extremistas e fundamentalistas – todas distanciadas do inegociável.

As vozes se tornam opiniões próprias, de lugares hermenêuticos contaminados, com dificuldade de se perceber qual é o verdadeiro sentido, por não se saber retornar à fonte. Também por falta de traquejo de lidar com princípios, nota-se um silêncio sepulcral e omisso. Muitos não dizem nada por receio, porque se promovem em meio às vozes. Tudo se reduz a uma formulação prosaica. São muitas vozes e muitas contradições: a voz em defesa de algo ou de alguém é a voz que, ao mesmo tempo, pisa a honra e fere a dignidade do outro, com o descalabro interesseiro de anatematizar um e canonizar outro. Anatematiza quem parece ser uma voz diferente, desconhecendo sua compreensão e desconsiderando uma vida de feitos e comprometimentos. Canoniza até mesmo quem ainda é neófito, inexperiente, e apresenta argumentos equivocados.

Para refletir em nosso Apostolado:

-  Você tem parado no corre corre da vida para ouvir de fato a voz de Deus?

– Você acredita mesmo na Palavra de Jesus?

– O que você tem esperado acontecer para assumir a missão que o Senhor lhe destinou?

– O que você tem deixado para depois?

Fonte: Canção Nova

Texto adaptado: Francisco Silva – Conselheiro Geral do Apostolado da Infraestrutura


20:30h – Oração na Palavra
(Conforme seja, um grupo não atrapalhe o outro com cânticos etc. Por isso devem manter distância.)
Evangelista ou Discipulador ou Articulador: Meditamos a Palavra de Deus e o tema da semana/quinzena. Rezemos agora em cima do que meditamos, transformando a Palavra de Deus em oração e tomando posse da graça...
(Exemplo): Peçamos a Deus o que Ele nos revelou na sua Palavra meditada e partilhada.
(Todos oram em cima do Tema da Semana transformando a Palavra de Deus em oração.)
Hoje vamos fazer a oração suplicando...
Cântico conveniente...
E continuam rezando espontaneamente pedindo o que meditaram/estudaram
Depois da oração...
Evangelista ou Discipulador ou Articulador: Agora vamos concluir a Vivência de hoje com o nosso Acompanhante e irmãos dos outros Grupos de Evangelização, Cenáculos e Fraternidades Missionárias.

3º Momento – Todos juntos
Responsável: Acompanhante da Extensão ou Missão ou seu Delegado

21:00h – Oração final
Acompanhante da Extensão ou Missão ou seu Delegado: Todos já fizeram a oração em cima do que meditaram da Palavra de Deus e do tema da semana/quinzena. Agora rezemos todos juntos:

Pai Nosso...
Ave Maria...
Glória ao Pai...

Jesus, Maria e José, minha família vossa é!

São Paulo, rogai por nós!

Mãos e coração a Obra DJC!

Encaminhamentos:

1 -  Diariamente rezar o Ofício Divino da Palavra de Deus pela agenda;

2 -  Contribuição Fiel Mensal - Ajude a sua Extensão ou Missão a manter a Sede de evangelização bonita, organizada e limpa;

3 - O articulador fazer a vistoria semanal, o DJC é a escola de Jesus;

4 – Rezemos pelo retiro do apostolado da Infraestrutura.

Att,

Francisco Silva -  Conselheiro Geral do Apostolado da Infraestrutura

GRAÇA e PAZ!!

 





















Nenhum comentário:

Postar um comentário