19:30h – Graça e Paz
Acompanhante da Extensão ou Missão ou seu Delegado: Boa noite mais uma vez, de um modo especial para quem chegou no momento da oração inicial. Demos Graça e Paz uns aos outros e cada um irá para o seu lugar, com a sua Bíblia e Temário já marcados.
7 COMO É BOM A GENTE Se encontrar/ Aqui neste lugar/ Onde dois ou mais estão unidos/ O Senhor está também/ De repente brota lá no fundo/ Algo que o mundo não tem/ A alegria de poder dizer/ Que maravilha é ser um filho de Deus.
- Abre teus braços ao Pai de amor/ E vê que Ele te ama/ Lança fora a tristeza e não olhe para trás/ Sorrir é bom demais/ Sorrir é bom demais.
- Quem é filho de Deus louva/ Que maravilha é ser um filho de Deus!
Quem é filho de Deus ama...
42 QUERO TE DAR A PAZ Do meu Senhor, com muito amor!
- Na flor vejo manifestar/ O poder da criação/ Nos teus lábios eu vejo estar/ O sorriso de um irmão/ Toda vez que eu te abraço/ E aperto a tua mão/ Sinto forte o poder do amor/ Dentro do meu coração.
- Deus é Pai e nos protege/ Cristo é vida e salvação/ Santo Espírito Consolador/ Na Trindade somos irmãos/ Toda vez que eu te abraço...
43 SENHOR É BOM ESTÁ AQUI Reunidos aqui, neste lugar/ Envia sobre nós Teu Santo Espírito/ E ajuda nossa vida renovar.
- Guia-nos Senhor nos Teus caminhos/ Revela-nos Senhor, Tua vontade/ Pois sem Ti não somos nada (2x) / Nossa força vem de Ti Senhor.
- Senhor que bom estar aqui/ Celebrando contigo a unidade/ Envia sobre nós Teu Santo Espírito/ Pra vivermos Sua vida de verdade.
verdade.
2º Momento – Separados por Grupos de Evangelização, Cenáculos e Fraternidades Missionárias
Responsável: Evangelista ou Discipulador ou Articulador
19:35h – Meditação Orante da Palavra de Deus e partilha do tema da semana.
Evangelista ou Discipulador ou Articulador: Após termos rezado todos juntos, este é o momento de cada organismo aprofundar o seu Temário separadamente. Todos já marcaram a sua Bíblia e Temário. Podemos permanecer sentados como discípulos e discípulas na companhia de Jesus, em clima de oração para fazermos a Meditação Orante da Palavra de Deus e a partilha do tema da semana. Só o nosso irmão... vai ficar em pé e ler a Palavra de Deus com voz firme, calma e clara. O texto bíblico está indicado no Temário, na página...
622 SANTO LIVRO! SANTO LIVRO! Louvado seja Deus por seus autores./ Louvado seja Deus por seus leitores./ Santo Livro! Santo Livro!/ Santo Livro que me ensina a contemplar./ Santo Livro! Santo Livro!/ Santo Livro que me ensina a caminhar./ Quem te lê com amor e com fé, Santo Livro, certamente viverá melhor./ Quem te estuda querendo aprender, Santo Livro, saberá caminhar, saberá.
Acompanhemos a leitura da Palavra de Deus pela nossa Bíblia.
(O Leitor proclama a Palavra de Deus direto da Bíblia Católica impressa, preferencialmente a Bíblia Pastoral. Não ler pelo celular!)
(O Evangelista ou Discipulador ou Articulador prega a Palavra de Deus com autoridade unção, voz alta, firme e clara. Sempre em sintonia com a Palavra de Deus e o tema da semana. Cada Siloelita/Discípulo receba o folheto com os Pontos da Pregação/Formação a seguir.)
Pontos da Formação:
Período: 01 a 15 de Agosto de 2024
Tema: Acolher é evangelizar
Palavra de Deus: Romanos 15, 7-13
Acolher significa aceitar, receber. Acolher é sentir o outro e assim, enxergar sua alma. É enxergar no outro o reflexo de si mesmo que pede acolhida e que precisa, mais do que de uma solução, um exemplo ou uma palavra amiga. Acolher é como um abraço, e “dentro de um abraço, tudo mais já se está dito”. Quem “chega”, seja de onde for, precisa de acolhida. A Igreja, e em especial, no DJC precisa ser acolhedor.
O documento 71 da CNBB, “Diretrizes da Ação Evangelizadora”, nos lembra que, quando vêm ao nosso encontro, “as pessoas não buscam em primeiro lugar as doutrinas, mas o encontro pessoal, o relacionamento solidário e fraterno, a acolhida” (n. 99).
A acolhida é um elemento constitutivo da evangelização que revela o coração de Jesus cheio de misericórdia e de esperança. Sendo ela uma ação eclesial, a pastoral envolve a todos, pois “a evangelização é obra de todos e a unidade é força motora de qualquer pastoral “(EM 60).
Os ministérios de acolhidas são responsáveis pela comunicação interpessoal na comunidade. Garantem no dia a dia a Imagem da Igreja – Mãe acolhedora, e recebem em primeira mão sentimentos e desejos do povo de Deus. A acolhida é um trabalho de acolhimento aos irmãos para que possam se sentir membros da comunidade e favorecer que as pessoas sejam tocadas por atitudes além das palavras. O serviço da acolhida promove a evangelização como testemunho. É muito mais do que o “atendimento ao público”. É um sinal de amor da própria comunidade.
A acolhida é espaço para o evangelizador e a evangelizadora, porque evangelizar é comunicar (Doc. De Puebla 1063). Junto com todas as forças vivas da comunidade, o agente da Pastoral da Acolhida é responsável pela imagem pública da Igreja.
“Acolhei-vos uns aos outros, como Cristo nos acolheu para a glória do Pai” (Rom 15,7).
Para saber acolher é preciso aceitar-se e saber aceitar. Dessa arte depende o acolhimento ou acolhida que favorece o encontro consigo e com os outros. A acolhida é uma característica humana, expressão da capacidade confiar, de amar, de crer.
Acolher pode ser sinônimo de receber, aceitar, confortar ou o oposto de rejeitar e julgar. Acolhimento é uma atitude de reconhecimento do valor pessoal e do outro. Há uma relação entre acolher o outro e acolher a si, reconhecendo-se como pessoa. É uma atitude de abertura, de favorecer o encontro, a partilha, a convivência. É uma atitude de não julgamento e de favorecer que o outro venha ao encontro e encontre antes de tudo uma presença. Presença de maturidade e sabedoria.
Desta forma, segue algumas atitudes de acolhida:
- Acolher a todos. Entender que a comunidade é um local de acolhida para pessoas de variadas condições sociais, culturais, religiosas;
- Ter formação religiosa, experiência e vivência de comunidade cristã, formação adequada e qualidades humanas específicas para lidar com o público;
- Acolhimento deve ser personalizado segundo as necessidades de cada pessoa conforme sua condição de idade, saúde, postura, participação na comunidade;
- Cultivar atitudes e gestos de cordialidade: cumprimentar, mostrar interesse real, ser amável, saber ouvir, respeito;
- Atendimento justo sem privilégios;
- Postura pessoal simples e elegante;
- Ser um evangelizador;
- Explicar com as palavras que forem necessárias, mas evitar longos e intermináveis discursos;
- Atender uma pessoa por vez e se for possível em espaço personalizado e não na frente dos outros;
- Entregar informações gerais por escrito;
- Responder às críticas com ponderação;
- Dizer-se, apresentar-se;
- Reconhecer suas limitações. Caso não saiba o que dizer, assumir seu desconhecimento e jamais inventar;
- Não “inventar” ou criar exigências além das orientações;
- Evitar ao máximo a burocracia.
Acolher é a linguagem silenciosa do amor. É olhar para o outro, compreender sua dor e reconhecer seu valor. É doar sem pretensão de fazer espetáculos ou de receber aplausos. É um ato de humildade e compartilhamento.
20:30h – Oração na Palavra
(Conforme seja, um grupo não atrapalhe o outro com cânticos etc. Por isso devem manter distância.)
Evangelista ou Discipulador ou Articulador: Meditamos a Palavra de Deus e o tema da semana/quinzena. Rezemos agora em cima do que meditamos, transformando a Palavra de Deus em oração e tomando posse da graça...
(Exemplo): Peçamos a Deus o que Ele nos revelou na sua Palavra meditada e partilhada.
(Todos oram em cima do Tema da Semana transformando a Palavra de Deus em oração.)
Hoje vamos fazer a oração suplicando...
Cântico conveniente...
E continuam rezando espontaneamente pedindo o que meditaram/estudaram
Depois da oração...
Evangelista ou Discipulador ou Articulador: Agora vamos concluir a Vivência de hoje com o nosso Acompanhante e irmãos dos outros Grupos de Evangelização, Cenáculos e Fraternidades Missionárias.