19/04/2016

Orientações para Arrecadação da Contribuição Fiel através dos Envelopes

- Envelopes sejam padronizados e bonitos.

- Quem contribui através do folder não precisa contribuir com envelope.

- Folder, só com Maria Herculano.

- Envelopes, só com a Socorro Almeida e Discípulas Adultas.

- Todo mês, entregar envelopes para as pessoas com simplicidade, simpatia, pontualidade e gratidão (nas casas, no DJC, no dia a dia, nas Fraternidades, no Siloé e Missas)

- Envelope sempre deve ter dentro uma folha para anotações das Contribuições. Esta foha também é padronizada e bonita. Não deixem faltar envelopes e folhas !!!

Procedimentos:

- A pessoa coloca a contribuição dentro do envelope, faz a devida anotação do valor e do mês na folha de anotação e entrega no ofertorio da Missa do Siloé (terça-feira) ou na Missa do sábado à noite.

- Deve haver uma cesta bonita em frente do altar para a pessoa colocar este envelope com a sua contribuição fiel.
O celebrante ou uma pessoa da equipe dos envelopes diz antes do ofertório: “Boa noite! O DJC agradece a sua contribuição mensal, o seu dízimo. Quem trouxe oferta, favor colocar nas sacolinhas que vão passar no meio do povo. Quem trouxe a contribuição fiel, se é no folder, pagar à Maria Herculana lá na banquinha, antes ou depois da Missa. E quem trouxe a contribuição fiel no envelope, favor colocar agora nesta cestinha. Deus abençoe a sua generosidade comprometida com o DJC. Muito obrigado!”
A Missa continua com o canto das oferendas. Quando todos terminarem de colocar os envelopes, alguém da equipe dos envelopes fecha a cestinha com a tampa, mas só recolhe diante do altar depois da Missa e guarda em local seguro.

- Depois, em lugar privativo, a equipe se reúne, abre cada envelope, confere o valor da contribuição e a anotação que o contribuinte fez na folha interior, assina na linha do arrecadador, preenche o dia da contabilização, anota tudo no Mostruário da Contribuição Fiel e recoloca a folha de anotação dentro do envelope.

- Depois o envelope com a folha de anotação devidamente preenchida serão entregues novamente ao contribuinte fiel para que ele possa prosseguir ajudando no mês seguinte.

- Tudo seja feito em oração, amizade, privacidade e transparência.  Sempre agradecer o contribuinte, entregar uma lembrança no aniversário, interceder por ele (nos primeiros sábados), etc É um trabalho de acolhimento e evangelização!

- O mostruário deverá ser entregue ao Tesoureiro Extensional (Pe. Marcos) devidamente assinado pela responsável da equipe dos envelopes (Socorro Almeida). Tudo vai para o caixa do DJC e é contabilizado.

É isto povo de Deus. Alguma dúvida, vamos aperfeiçoando no decorrer da Caminhada !!!


Graça e Paz!!!